quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

"Farol"


"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se deviará dele." Próvérbios 22:6

Conta que um capitão, ainda bastante jovem, tinha acabado de se formar na escola de oficiais da Marinha e estava servindo num grande navio de guerra.
Sua frota estava fazendo exercício num arquipélado, em meio a milhares de ilhas.
Eles já estavam chegando ao final do dia.
O tempo estava péssimo com névoa densa e a visibilidade muito ruim.
Num certo momento o vigia avisou o comandante que havia uma luz piscando do lado direito.
O comandante perguntou se a luz estava constante ou em movimento e o vigia conformou que a luz estava parada no curso de colisão.
O comandante mandou uma mensagem para o suposto navio informando que ele estava numa rota de colisão e que seria necessário mudar seu curso 20º graus, imediatamente!
Recebeu a seguinte mensagem:
É melhor vocês mudarem seu curso imediatamente.
O capitão pensou que a tripulação do outro navio não sabia quem ele era e transmitiu outra mensagem:
Eu sou um capitão, por favor, mude seu curso em 20º graus.
Veio outra mensagem:
Eu sou um marinheiro de segunda classe senhor e estou alertando. É preciso mudar o curso do seu navio, senhor!
O comandante ficou enfurecido e enviou sua mensagem final.
Estou no comando da mais importante frota, não podemos manobrar tão rápido. Mude seu curso imediatamente, isto é uma ordem.
Então o comandante recebeu a mensagem final:
Senhor é impossível mudar a nossa rota. Isto aqui é um farol e eu sou apenas um faroleiro.
Ao longo da sua trajetória evolutiva não foram poucas as vezes que homens, investidos de cargos importantes ou em posições de destaque, têm-se deixado levar pela soberba e pela vaidade a ponto de não perceber a realidade que os cerca.
Pseudos-sábio, iludidos pela prepotência do falso saber desprezaram aquele que foi e continua sendo o maior sábio de que se tem notícia.
Cegos pelos preconceitos de raça, de casta e de religião, não aceitaram a orientação do sublime farol que veio a esse mundo de misérias para conduzí-lo ao porto seguro de um reinado diferente que ele próprio exemplificou.
E não obstantes tantas existências oferecidas aos poderosos daquele tempo, e por alguns da atualidade, o divino farol continua orientando os que, cansados de se debaterem nas noites escuras dos sofrimentos e nas tempestades geradas pela ignorância, desejam chegar a um porto seguro e assim prosseguir até que todas as ovelhas do afresco voltem, conforme ele mesmo afirmou.
Jesus é a estrela de primeira grandeza, se fez na terra um humilde carpinteiro para se achegar aos corações doloridos daqueles que estavam disposto a saciar a sede de esperança e seguir seus passos luminosos e embora desprezado por muitos, continua sendo o divino farol a indicar o caminho que conduz ao pai, através dos seus luminosos ensinamentos.

0 comentários:

Postar um comentário